Internet Segura

Internet Segura
http://www.seguranet.pt/blog/

domingo, 27 de setembro de 2009

Ler+Ciência


O Ler+Ciência,uma iniciativa conjunta do Plano Nacional de Leitura, da Fundação Calouste Gulbenkian e da Ciência Viva,procura estimular a leitura de obras científicas e de ficção científica.

Leste um livro de ciência, de divulgação ou de ficção científica? Procura convencer alguém a ler esse livro. As apresentações podem ser submetidas em dois formatos:
- por escrito, em textos que não deverão exceder os 1500 caracteres;
- em gravação vídeo que não deverá exceder 60 segundos.

http://www.cienciaviva.pt/divulgacao/lermais.asp

sábado, 19 de setembro de 2009

Formação e Emoção


A convite da Directora da BM de Alcobaça, assisti à apresentação oral dos trabalhos realizados pelas Assistentes Operacionais que frequentaram uma Acção de Formação sobre Bibliotecas Escolares.
Fiquei surpreendida e até emocionada com a qualidade, a criatividade e o empenho dos cinco grupos de trabalho. Até o nervosismo foi bonito de se ver, pois representou responsabilidade e uma vontade enorme de fazer bem. Uma Oficina de Encantos, a lenda da sopa da pedra, Encontros com Manuel Alegre e Isabel Ricardo Amaral e a dramatização da história do Capuchinho Vermelho fizeram-me sentir como as nossas BE e os alunos têm sorte de poder contar com pessoas assim.
Parabéns às formadoras e às formandas!Aqui fica um ramo de flores... virtual, mas oferecido com muito muito apreço pelo vosso trabalho.

Ilda Velez, Coordenadora da Biblioteca da ESDICA

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Contratos de Leitura


Os alunos de Português de 10 e de 12ºAnos podem começar a pensar nos contratos que vão realizar com os professores de Português, relativamente às suas leituras.É muito simples: basta clicar neste título.
Os alunos de 11ºAno não estão esquecidos, mas têm de esperar mais um pouco.Para já, a belabiblioteca presta-vos os esclarecimentos necessários, das 8.30 às 17.15, no local do costume.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

8 de Setembro- Dia Internacional da Literacia

A Organização das Nações Unidas decidiu instituir a Década da Literacia, de 2003 a 2012,com o objectivo de salientar a importância da literacia na vida das pessoas e das sociedades.
Anteriormente o termo Literacia estava relacionado com a capacidade para ler, escrever, usar a linguagem e comunicar. Mais recentemente, o conceito alargou-se como estabelece a definição da UNESCO:
"Literacia é a capacidade para identificar, compreender, interpretar, criar, comunicar e usar as novas tecnologias, de acordo com os diversos contextos. A Literacia envolve um processo contínuo de aprendizagem que capacita o indivíduo a alcançar os seus objectivos, a desenvolver os seus potenciais e o seu conhecimento, de modo a poder participar de forma completa na sociedade."
A belabiblioteca vai instituir o ano de 2010 como o "nosso"ano da Literacia.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Informar para prevenir


No regresso às aulas, a BE recomenda:
Leitura obrigatória: Gripe A -Plano de Contingência
Filme obrigatório: http://www.youtube.com/watch?v=uaoUffbDqgI
Até breve e...não se esqueçam dos lenços de papel!!