Internet Segura

Internet Segura
http://www.seguranet.pt/blog/

domingo, 26 de abril de 2009

Uma forma diferente de ler

A belabiblioteca dá os parabéns aos professores de Português que enriqueceram a leitura de Os Maias com uma visita a Sintra e com uma ida ao teatro.
Esta actividade do Departamento de Línguas integrou-se totalmente no espírito da Semana da Leitura.

Há muitos tipos de leitura,mas os nossos alunos de 11º Ano tiveram hipótese de ler este romance de Eça de Queirós da melhor maneira possível.

Um comentário:

Graça Andrino disse...

No passado dia 24 de Abril, 175 alunos do 11º ano descobriram a beleza de Sintra, calcorrearam a serra, deleitaram-se com o Palácio da Pena, com a magnífica paisagem que daí se avista, com o romantismo da serra. Apesar de alguns "incidentes" de percurso (houve participantes que quiseram andar mais que o necessário...), o passeio por Sintra foi do agrado geral, e sentiu-se o dinamismo e a "emoção", ao percorrermos os caminhos de Carlos da Maia, de Cruges e de Alencar, descritos na obra de Eça, ainda que alguns rostos denunciassem um cansaço insuspeito... Depois de nos deliciarmos com as queijadas e os travesseiros, rumámos a Lisboa. O destino era o "Teatro da Trindade", onde "Os Maias" nos esperavam. Outras peripécias nos aguardavam (quatro autocarros em pleno Bairro Alto, em véspera de dia de feriado, não é, de facto, tarefa fácil, mas lá conseguimos chegar e assistir à peça desejada. Todos ficaram maravilhados com a beleza de uma sala de teatro com cerca de 140 anos! O aspecto menos positivo teve a ver com o facto de nem todos terem conseguido um lugar de onde pudessem visualizar todo o palco! Mesmo assim, ver passar à nossa frente (e de lado) as personagens que tantos conhecem foi uma mais-valia para todos. Até as interpretações menos conseguidas não evitaram os elogios gerais à peça!

Valeu a pena? Sim! Embora, na minha opinião, esta visita tenha tido um aspecto que é sempre difícil de "manobrar": 175 alunos!