quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
Fernando Pessoa
segunda-feira, 29 de novembro de 2010
CNL

No próximo dia 15 de Dezembro, às 15.00h., em sala a definir, realiza-se a Prova Escrita do CNL.
Boas Leituras!
Marcadores:
CNL,
leituras_de_alto_risco,
prova_escrita
sábado, 27 de novembro de 2010
domingo, 21 de novembro de 2010
Percursora da Banda Desenhada?
DaB-NNyM8o
Este vídeo reproduz uma tapeçaria medieval que alguns historiadores consideram um antepassado muito remoto da BD.
Este vídeo reproduz uma tapeçaria medieval que alguns historiadores consideram um antepassado muito remoto da BD.
Marcadores:
batalha_de_hastings,
bd,
tapeçaria_de_bayeux
segunda-feira, 1 de novembro de 2010
Outono..
No entardecer da terra
O sopro do longo Outono
Amareleceu o chão.
Um vago vento erra,
Como um sonho mau num sono,
Na lívida solidão.

Soergue as folhas, e pousa
As folhas, e volve, e revolve,
E esvai-se inda outra vez.
Mas a folha não repousa,
O vento lívido volve
E expira na lividez.
Eu já não sou quem era;
O que eu sonhei, morri-o;
E até do que hoje sou
Amanhã direi, quem dera
Volver a sê-lo!... Mais frio
O vento vago voltou.
Fernando Pessoa
O sopro do longo Outono
Amareleceu o chão.
Um vago vento erra,
Como um sonho mau num sono,
Na lívida solidão.

Soergue as folhas, e pousa
As folhas, e volve, e revolve,
E esvai-se inda outra vez.
Mas a folha não repousa,
O vento lívido volve
E expira na lividez.
Eu já não sou quem era;
O que eu sonhei, morri-o;
E até do que hoje sou
Amanhã direi, quem dera
Volver a sê-lo!... Mais frio
O vento vago voltou.
Fernando Pessoa
Marcadores:
fernando_pessoa,
no_entardecer_da_terra,
outono,
poesia_portuguesa
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
domingo, 17 de outubro de 2010
sexta-feira, 8 de outubro de 2010
Semana Mundial do Espaço

Construção e Lançamento de Micro-Foguetes
Clube de Ciência da ESDICA
Escola Secundária D. Inês de Castro - Alcobaça
Descrição: Esta actividade consiste no planeamento, construção e lançamento de micro-foguetes.
Os participantes terão um contacto directo com o princípios básicos da construção e funcionamento de foguetões usados na exploração espacial.
Responsável pela actividade: Paulo José Carapito
paulo.carapito@gmail.com
Marcadores:
clube_de_ciência,
esdica,
micro_foguetes,
semana_mundial_do_espaço
terça-feira, 5 de outubro de 2010
sábado, 2 de outubro de 2010
A república em imagens
Apresentação organizada por Ana Luísa Beirão
Marcadores:
ana_luísa_beirão,
república_imagens_sobre_república
terça-feira, 28 de setembro de 2010
sábado, 25 de setembro de 2010
Salas de Estudo, Projectos, Clubes, Actividades...
Informa-te na biblioteca do horário das salas de estudo e de todas as actividades em que te podes inscrever!
Marcadores:
Actividades,
clubes,
projectos,
salas_de_estudo
terça-feira, 21 de setembro de 2010
sexta-feira, 17 de setembro de 2010
Recordar Karl Popper

"Quanto mais aprendemos sobre o mundo, quanto mais profundo o nosso conhecimento, mais específico, consistente e articulado será o nosso conhecimento do que ignoramos - o conhecimento da nossa ignorância. Essa, com efeito, é a principal fonte da nossa ignorância: o facto de que o nosso conhecimento só pode ser finito, mas a nossa ignorância deve necessariamente ser infinita. (...) Vale a pena lembrar que, embora haja uma vasta diferença entre nós no que diz respeito aos fragmentos que conhecemos, somos todos iguais no infinito da nossa ignorância. "
Karl Popper, in As Origens do Conhecimento e da Ignorância
Marcadores:
conhecimento.ignorância,
karl_popper,
pensadores
sábado, 11 de setembro de 2010
Para ler e reflectir
Carta a um professor
"Caro professor, ele terá de aprender que nem todos os homens são justos, nem todos são verdadeiros, mas, por favor, diga-lhe que, por cada vilão, há um herói, que, por cada egoísta, há também um líder dedicado, ensine-lhe, por favor, que, por cada inimigo, haverá também um amigo, ensine-lhe que mais vale uma moeda ganha que uma moeda encontrada, ensine-o a perder, mas também a saber gozar a vitória, afaste-o da inveja e dê-lhe a conhecer a alegria profunda do sorriso silencioso, faça-o maravilhar-se com os livros, mas deixe-o também perder-se com os pássaros do céu, as flores do campo, os montes e os vales.
Nas brincadeiras com os amigos, explique-lhe que a derrota honrosa vale mais que a vitória vergonhosa, ensine-o a acreditar em si, mesmo que esteja sozinho, contra todos. Ensine-o a ser gentil com os gentis e duro com os duros, ensine-o a nunca entrar no comboio simplesmente porque os outros também entraram.
Ensine-o a ouvir a todos, mas, na hora da verdade, a decidir sozinho, ensine-o a rir quando está triste e explique-lhe que, por vezes, os homens também choram. Ensine-o a ignorar as multidões que reclamam sangue e a lutar só contra todos, se ele achar que tem razão.
Trate-o bem, mas não o mime, pois só o teste do fogo faz o verdadeiro aço, deixe-o ter a coragem de ser impaciente e a paciência de ser corajoso.
Transmita-lhe uma fé sublime no Criador e fé também em si, pois só assim poderá ter fé nos homens.
Eu sei que estou a pedir muito, mas veja que pode fazer, caro professor."
Abraham Lincoln, 1830
Será actual este pedido?
"Caro professor, ele terá de aprender que nem todos os homens são justos, nem todos são verdadeiros, mas, por favor, diga-lhe que, por cada vilão, há um herói, que, por cada egoísta, há também um líder dedicado, ensine-lhe, por favor, que, por cada inimigo, haverá também um amigo, ensine-lhe que mais vale uma moeda ganha que uma moeda encontrada, ensine-o a perder, mas também a saber gozar a vitória, afaste-o da inveja e dê-lhe a conhecer a alegria profunda do sorriso silencioso, faça-o maravilhar-se com os livros, mas deixe-o também perder-se com os pássaros do céu, as flores do campo, os montes e os vales.
Nas brincadeiras com os amigos, explique-lhe que a derrota honrosa vale mais que a vitória vergonhosa, ensine-o a acreditar em si, mesmo que esteja sozinho, contra todos. Ensine-o a ser gentil com os gentis e duro com os duros, ensine-o a nunca entrar no comboio simplesmente porque os outros também entraram.
Ensine-o a ouvir a todos, mas, na hora da verdade, a decidir sozinho, ensine-o a rir quando está triste e explique-lhe que, por vezes, os homens também choram. Ensine-o a ignorar as multidões que reclamam sangue e a lutar só contra todos, se ele achar que tem razão.
Trate-o bem, mas não o mime, pois só o teste do fogo faz o verdadeiro aço, deixe-o ter a coragem de ser impaciente e a paciência de ser corajoso.
Transmita-lhe uma fé sublime no Criador e fé também em si, pois só assim poderá ter fé nos homens.
Eu sei que estou a pedir muito, mas veja que pode fazer, caro professor."
Abraham Lincoln, 1830
Será actual este pedido?
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
Alunos distinguidos com a "Inês a Ler"
Ana Santos
Andreia Querido
Edgar Félix
Joana Guerra
Melissa Silvestre
Patrícia Bernardes
Rita Soares
Sandra Carreira
Estes leitores estão, naturalmente, de parabéns, mas a Equipa da BE quer,mais uma vez, felicitar todos os que,ao longo do ano,contribuiram para a concretização do Projecto aLeR+.
Andreia Querido
Edgar Félix
Joana Guerra
Melissa Silvestre
Patrícia Bernardes
Rita Soares
Sandra Carreira
Estes leitores estão, naturalmente, de parabéns, mas a Equipa da BE quer,mais uma vez, felicitar todos os que,ao longo do ano,contribuiram para a concretização do Projecto aLeR+.
sexta-feira, 3 de setembro de 2010
"Ineses a Ler"
Critérios para atribuição de "Inês a Ler"
Participação nas diferentes fases do CNL:local, distrital, nacional.
Participação no Sarau Literário.
Participação nas leituras no exterior:Armazém das Artes;Tertúlia;Jantar Literário;Feira do livro da BM.
Participação nas Sessões CNO a Ler+.
Interrupções poéticas de aulas e de actividades.
Participação em concursos literários.
Colaboração com o jornal da escola.
Elaboração do jornal da escola.
Participação empenhada e sistemática na Oficina de Expressões.
Participação, pontual, em actividades organizadas na BE.
Trabalhos produzidos no âmbito dos Contratos de Leitura.
Aceitam-se comentários e sugestões!!
Participação nas diferentes fases do CNL:local, distrital, nacional.
Participação no Sarau Literário.
Participação nas leituras no exterior:Armazém das Artes;Tertúlia;Jantar Literário;Feira do livro da BM.
Participação nas Sessões CNO a Ler+.
Interrupções poéticas de aulas e de actividades.
Participação em concursos literários.
Colaboração com o jornal da escola.
Elaboração do jornal da escola.
Participação empenhada e sistemática na Oficina de Expressões.
Participação, pontual, em actividades organizadas na BE.
Trabalhos produzidos no âmbito dos Contratos de Leitura.
Aceitam-se comentários e sugestões!!
quarta-feira, 1 de setembro de 2010
Para ler e pensar...
"Usted"
Usted
que es una persona adulta
-y por lo tanto sensata,
madura, razonable,
con una gran experiencia
y que sabe muchas cosas,
¿qué quiere ser cuando sea
n i ñ o ?
Jairo Anibal Niño,escritor colombiano
O homem morreu, mas o escritor permanece!
Usted
que es una persona adulta
-y por lo tanto sensata,
madura, razonable,
con una gran experiencia
y que sabe muchas cosas,
¿qué quiere ser cuando sea
n i ñ o ?
Jairo Anibal Niño,escritor colombiano
O homem morreu, mas o escritor permanece!
Marcadores:
jairo_anibal_niño,
literatura_colombiana,
usted
segunda-feira, 30 de agosto de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)





