Internet Segura

Internet Segura
http://www.seguranet.pt/blog/
Mostrando postagens com marcador bibliotecas_escolares. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador bibliotecas_escolares. Mostrar todas as postagens

domingo, 23 de outubro de 2011

"Ninguém nasce leitor"

"Uma revolução silenciosa ocorre hoje nas escolas, graças às bibliotecas escolares e aos professores bibliotecários.(...)
O que é hoje uma Biblioteca Escolar?
É, como sempre foi, um lugar de procura de saber. Mas hoje o que se procura, o que se encontra, o modo como se opera para encontrar, as tecnologias que usamos, não são apenas a tecnologia do livro – temos recursos em suporte papel e em suporte digital. E as bibliotecas escolares são também os professores bibliotecários. São eles os orientadores, quem transmite aos miúdos uma consciência dos méritos e das vantagens acrescidas, mas não escondendo os seus perigos – no sentido da ilusão de que tudo o que está na internet é verdadeiro. A era da web não pode viver só da destreza, tem de viver de competências que não são inatas. Nenhum leitor nasce leitor. E isso é válido tanto para a tecnologia do livro como para o ambiente digital. Os leitores fazem-se com trabalho, com produção, com prática continuada." (excerto)

Revista Visão, 20 de Outubro de 2011
Teresa Calçada

domingo, 28 de junho de 2009

Forum RBE

26 de Junho de 2009: um dia dedicado às BE.
Uma organização,uma decoração e uma recepção perfeitas;um nome particularmente referido, com toda a justiça: Maria Teresa Calçada;ideias sempre presentes- rede,colaboração, persistência, coerência, partilha;várias reflexões, mas uma certeza - todos, de diferentes quadrantes políticos e de diversos sectores, consideram que as BE são esenciais para a formação do cidadão do século XXI.
A belabiblioteca regista uma frase de que gostou particularmente: as aulas servem para "ordenar", a BE para "desordenar"!.Neste caso, des-ordem é igual a liberdade, criatividade e construção autónoma do saber.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Repensar a Biblioteca


As Bibliotecas Escolares começaram por ser um conjunto de livros e outros documentos, fechados e de difícil acesso. Depois, transformaram-se em Centros de Recursos: abriram-se as estantes e abriram-se perspectivas, com o material multimédia e as novas tecnologias. Agora, é importante que os Centros de Recursos se tranformem em centros de aprendizagens autónomas e em centros de construção do conhecimento, em que os utilizadores sejam receptores críticos de informação e construtores, livres e criativos, do seu próprio saber.
Não bastam equipamentos sofisticados, não bastam ferramentas tecnológicas diversificadas, é essencial uma nova atitude: da BE, dos órgão de gestão, da escola e de todos os utilizadores.
É essencial interagir, é essencial"navegar" de forma livre ,mas responsável.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Encontro de Partilha Interconcelhia


No próximo dia 25 de Fevereiro, entre as 10.00h e as 17.00h, realiza-se, em Vila Franca de Xira, um Encontro de partilha interconcelhia de bibliotecas escolares.
Para se inscrever neste Encontro é só clicar em http://encontrosrbe.blogspot.com/. Para mais informações sobre diferentes iniciativas, no âmbito das bibliotecas escolares, vale a pena consultar http://www.bibliotecasemrede.blogspot.com/.