Internet Segura

Internet Segura
http://www.seguranet.pt/blog/

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

ESDICA - Uma escola solidária e leitora




Compre lembranças de Natal, sem sair da escola, no "balcão" dos alunos do 11ºTV,a favor da UNICEF.
Dê o seu contributo, na próxima semana, a favor da luta contra a SIDA.
Mas... não se esqueça de encomendar livros, porque "comprar um livro é ganhar um amigo".

domingo, 22 de novembro de 2009

Ficha Bibliográfica - Apoio aos Contratos de Leitura



Uma sugestão para os alunos que não sabem bem como iniciar a apresentação oral das obras lidas, em regime contratual.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

doclisboa- Festival Internacional de Cinema Documental



Como vem sendo hábito, o doclisboa, Festival Internacional de Cinema Documental, tem uma Extensão em Alcobaça, de 20 a 23 de Novembro.

É uma iniciativa excepcional que só tem um defeito: falta de público.( Já vi filmes imperdíveis com 5 pessoas na sala). Este ano, a abertura é de luxo: Escrever, Escrever, Viver, sobre António Lobo Antunes.
Há Sessões para escolas, sexta e segunda, às 14.30.
Mais informações e inscrições na Biblioteca.

domingo, 15 de novembro de 2009

Muitos Dias de ... Criatividade à solta!



Em Novembro, a ESDICA tem tido permanentemente exposições de cartazes, de painéis e de objectos dos materiais mais diversos, bem reveladores da criatividade de professores e alunos.
Na sequência do Dia Mundial da Poupança, o símbolo do porquinho mealheiro dominou;logo de seguida, começaram a surgir cartazes a assinalar o Dia Mundial do Não Fumador, com mensagens sobre os malefícios do tabaco; em simultâneo, o Dia Mundial da Tolerância começou a ser assinalado, com apelos a um mundo em que a aceitação da diferença é a palavra de ordem. Steven Bico, uma vítima da intolerância do Apartheid ,também está presente. A comemoração do aniversário do polémico José Saramago e o Dia Nacional da Cultura Científica, com uma exposição da obra de Rómulo de Carvalho/ António Gedeão, existente na BE, vão encerrar o mês.

sábado, 7 de novembro de 2009

Novas tecnologias, novo tipo de ensino??



Será que está sátira se aplica à ESDICA? Para ver e pensar!

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Para ler e pensar...

Morre lentamente...
Morre lentamente quem não viaja, quem não lê, quem não ouve música, quem não encontra graça em si mesmo.
Morre lentamente quem destrói o seu amor-próprio, quem não se deixa ajudar.
Morre lentamente quem se transforma em escravo do hábito, repetindo todos os dias os mesmos trajectos, quem não muda de marca, não se arrisca a vestir uma nova cor ou não conversa com quem não conhece.
Morre lentamente quem faz da televisão o seu guru.
Morre lentamente quem evita uma paixão, quem prefere o negro sobre o branco e os pontos sobre os "is" em detrimento de um redemoinho de emoções, justamente as que resgatam o brilho dos olhos, sorrisos dos bocejos, corações aos tropeços e sentimentos.
Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz com o seu trabalho, quem não arrisca o certo pelo incerto para ir atrás de um sonho, quem não se permite pelo menos uma vez na vida fugir dos conselhos sensatos.
Morre lentamente quem passa os dias queixando-se da sua má sorte ou da chuva incessante. Morre lentamente quem abandona um projecto antes de o iniciar, quem não pergunta sobre um assunto que desconhece ou não responde quando o questionam sobre algo que sabe.
Evitemos a morte em doses suaves, recordando sempre que estar vivo exige um esforço muito maior do que o simples facto de respirar. Somente a perseverança fará com que conquistemos um estágio esplêndido de felicidade.


Pablo Neruda